segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Não espere mudança dos outros, MUDE VOCÊ

Olá, queridos!

Hoje uma amiga me pediu dicas de como conviver com pessoas mal-humoradas.Ela ficou frustada porque um indivíduo assim estragou seu dia.

E isso acontece de verdade! Você já reparou que pegamos os sintomas dos outros para nós? Mesmo que estejamos em paz, tranquilos, se alguém chegar agitado e irritado, ficamos irritados também! Se estamos alegres, e alguém chega de baixo astral, começamos a nos sentir também dessa forma! E o pior é quando o conceito, a opinião do outro passa a ser a nossa também!

Se você se sente assim, se tudo o que está nos outros te atinge, cuidado.

Sabe o que significa isso, que está acontecendo muito com você?
Vazio. Você está vazio de si mesmo. Tão vazio, que pega o que estiver ao redor para se preencher, seja irritação, raiva, tristeza e até carona na alegria alheia! Sim, porque o oposto também acontece! Uma pessoa transbordando de alegria nos faz sentir assim também. Qualquer coisa serve para preencher. Quantas vezes nos doamos tanto aos outros que nos perdemos de nós mesmos, não é? Mas esse é assunto para outro post....

Deixe-me lhe dizer algo que descobri em minha jornada de auto-conhecimento: sentir-se preenchido por dentro, saber quem somos e o que somos faz com que não haja necessidade de nada que vier do outro! Nada mesmo! Nem carinho, atenção, mau-humor, ou irritação... Se o mau-humor é do outro, que seja! É do outro. Não é seu. Do seu coração você cuida. E nada de fora pode tirar o que há aí dentro.

Uma coisa importate: NÃO CONSEGUIMOS MUDAR AS PESSOAS!
Você  já reparou como passamos a vida tooooooda querendo mudar as pessoas?


"Se meu marido for mais gentil, eu serei muito mais feliz!", você diz.
"Se minha mãe me compreendesse, então eu me sentiria plena"
"Se meu filho fosse mais obediente, as coisas seriam melhores"


E se o mundo fosse cor-de-rosa, você com certeza viveria sorrindo! Mas não é.

Amiga, as coisas NÃO são como desejamos, muito menos as pessoas! Cada um é do jeito que é, e ou você aceita, ou vai viver esperando o OUTRO mudar para VOCÊ ser feliz o resto da vida!


 Minha amiga querida que reclamou do mal-humorado: ele nunca vai deixar de ser mal-humorado porque você se incomoda com isso. Ninguém muda ninguém. Na verdade, até mesmo a NOSSA mudança é muito difícil. Só acontece quando realmente desejamos, e é um processo lento. O tal ranzinza só vai mudar se um  dia ele mesmo se sentir incomodado com isso e desejar a mudança. Já dizia Freud que o indivíduo ama o seu sintoma como a si mesmo...


Mas, pense comigo um pouquinho:
1- Em que o mau humor dele altera a sua vida?
2- Que diferença faz para a SUA felicidade o modo como aquele homem se comporta ou age?
3- Por que você vai se sentir mais ou menos feliz por causa dele?
4- Você DEU a ele o poder de modificar seu humor?

Os outros só fazem conosco o que permitimos que nos façam! Se você está feliz, deixe ele com seu mau humor para lá! Se está tranquilo, por que vai permitir que aquela pessoa agitada te contamine? Como se diz por aí, Devemos CONTAGIAR o mundo, e não permitir que nos CONTAMINEM!


Precisando de ajuda com algum problema emocional, informações aqui sobre sessões.

Me adicione no facebook:
https://www.facebook.com/lucianaterapeutaeft
Me siga  no blog.
E-mail: lucianasantiagoterapeuta@yahoo.com.br
Tels; 21 98461 0739(whatssap) / 21 3748 3386

Beijos carinhosos,
Luciana Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário